Blog de divulgação e acompanhamento do projeto Gerador de Wimshurt. Desenvolvido no Laboratório Aberto de Ciência, Tecnologia, Educação e Arte (LACTEA) do Cefet-MG, Grupo03-L4, Engenharia Elétrica - Segundo Semestre 2006.

Monday, December 04, 2006

FORMULAC

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

LACTEA - LABORATÓRIO ABERTO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E ARTE

FORMULÁRIO DE DESCRIÇÃO DE PROJETO (FORMULAC)


1. TÍTULO DO PROJETO:
Gerador de Wimshurt


2. EQUIPE:
Aluno(s) participante(s)
1. Lucas Magno
2. Leonardo Duarte
3. Matheus Nogueira
4. Júlio Cézar
5. Lucas da Silva

Curso/Turma
Engenharia Elétrica /L4


3. SITUAÇÃO – PROBLEMA
Construir o chamado 'Gerador de Wimshurt'


4. OBJETIVOS DO PROJETO
Pretendemos - ao desenvolver tal projeto - alcançar o pleno funcionamento da máquina de Wimshurt, bem como apresentá-la aos estudantes, professores e visitantes interessados do Cefet-MG (isso é, do público em geral). Visamos, portanto, ao término do projeto, exibir o Gerador de Wimshurt construído pelo grupo.


5. JUSTIFICATIVA:
O grupo julgou o gerador de Wimshurt - funcionamento prático bem como teórico - extremamente interessante e estimulante, a proximidade do projeto com nossa futura área de atuação, engenharia elétrica, também nos motivou a levar a cabo tal máquina. Assim, esperamos concluir satisfatoriamente o desenvolvimento do gerador - compreendendo todo o conteúdo teórico que o envolve e colocando-o em funcionamento.
O tema e as bases teóricas a serem pesquisadas por nós englobam: eletrização por atrito, capacitores, materiais condutores e dielétricos e descargas elétricas.


6. AÇÕES
Dentre as principais ações necessárias para o desenvolvimento do projeto se encontram: listagem dos materiais a serem empregados (bem como verificação da acessibilidade e preço de tais materiais), aquisição dos materiais, aprendizado - por parte do grupo - da teoria a qual envolve o gerador de Wimshurt, montagem da máquina, ajustes e calibragem até que ela esteja em pleno funcionamento.
Refletimos e julgamos que o cumprimento gradual e constante das exigências estabelecidas em laboratório para a construção da máquina é um bom critério de avaliação para projeto.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home